Aí pessoal vai um tutorial detalhado de como baixar, instalar e configurar os jogos no seu computador.
Veja o vídeo acima que irá te ajudar bastante a entender como funciona o blog.
1 - Como baixar jogos?
Primeiramente se o jogo for torrent, aconselho ter um cliente torrent instalado no computador, aí vão uns nomes de programas muitos usados para baixar arquivos em torrent (no Google pode encontrar mais informações sobre os programas e download dos mesmos).
Agora é baixar um desses programas (eu particularmente prefiro usar o uTorrent), instalar ele no seu computador, e ver depois em algum site na web como configurar o programa que você baixou, baixe o torrent do jogo, e veja o jogo sendo baixado para um pasta no seu PC. Após 100% concluído o download, o jogo foi baixado corretamente (lembrando que é melhor salvar o jogo em uma pasta na Área de trabalho).
Se o jogo que for baixar não for em torrent, vamos supor por exemplo você ta baixando um jogo do site Rapidshare ou 4Shared, veja no YouTube algum vídeo ensinando de como baixar um arquivo de um site determinado, exemplo:
como baixar arquivos do X <- no lugar do X coloque o nome do site que vai baixar o jogo (digite na busca do Youtube).
---
2 - Como instalar os jogos?
Vamos agora a parte mais fina e detalhada desse processo, como instalar um jogo.
Vamos supor que você baixou o jogo e o mesmo encontra-se com o formato .ISO, .NRG, .BIN, .RAR
Vou explicar os formatos desses arquivos agora.
.ISO - Formato de imagem de um disco em formato ISO (pode ser usado o programa Daemon Tools para emular o CD/ISO no seu PC)
.NRG - Formato de imagem de um CD gravado utilizando o Nero (pode-se gravar um CD usando o Nero, ou caso prefira, pode-se emular esse CD/Formato usando também o programa Daemon Tools)
.BIN - Formato de imagem de CD/DVD em formato binário (pode-se emular esse tipo de formato/imagem usando o Daemon Tools e posteriormente usando algum programa de conversão consegue-se tranformar BIN em ISO [bin to iso converter download - busca no Google]). Alguns jogos com extensão .BIN, são jogos de Playstation 1, então ficar atento se o jogo não rodar normalmente, provavelmente ele é um jogo de Playstation 1 (emule com algum emulador o jogo de Play1 em seu PC).
.RAR - Jogo compactado em formato RAR (podemos usar o programa WinRAR para descompactar esse tipo de arquivo comprimido)
Bem, é isso pessoal, mais informações utilize o Google e vc vai saber mais a fundo sobre cada item aqui citado e comentando.
Agora vamos a parte mais delicada do processo, como rodar um jogo a fino e a miúdo.
Principais itens a se prestar atenção:
- Nome do jogo - Verificar por atualizações do jogo (patchs de atualização) - Ver se o jogo possui mapas, novos cenários, personagens para modificação - Ver se tem algum cheat/manha pro jogo (tem gente que gosta de pilantrar jogos, rs) - Ver se existe crack contido no CD do jogo que você baixou (no-cd crack) - Por final, ver se existe tradução do jogo em português
Vamos aos exemplos, por exemplo vou usar como base o jogo GTA San Andreas (exemplo):
Vamos ao Google e digitamos assim (exemplo):
gta san andreas COMPLETO DOWNLOAD <- para baixar o jogo gta san andreas TORRENT DOWNLOAD <- para baixar o jogo em .torrent gta san andreas PATCH DOWNLOAD <- baixar atualização do jogo ou o cracker gta san andreas MODS DOWNLOAD <- baixar modificações do jogo, se houver gta san andreas CHEATS <- ver as manhas, dicas e cheats do jogo gta san andreas DETONADO <- passo a passo de como detonar o jogo gta san andreas NO-CD CRACK DOWNLOAD <- baixar o no-cd/crack do jogo gta san andreas TRADUÇÃO DOWNLOAD <- ver e baixar tradução do jogo se houver
Nossa mais detalhes do que isso, acho complicado, rsrs... agora no lugar do nome gta san andreas, veja informações sobre o jogo que você quer destrinchar, eu acho que agora você vai ficar expert em games e não vai ter mais problemas com esses jogos, lembrando acima de tudo, VEJA SE SEU COMPUTADOR POSSUI HARDWARE/PEÇAS QUE DEÊM SUPORTE AO JOGO, por exemplo:
Requisitos mínimos gta san andreas <- você vai saber quais são as configurações mínimas para rodar esse jogo no seu pc, aconselho que tenha um programa como Everest ou Benchmark Advisor instalado em seu computador, pois esses programas dão detalhes das configurações de hardware instalados em seu computador. Eu uso o programa CPU-Z que me dá informações de placa mãe, processador, memória, placa de vídeo entre outras informações úteis sobre os hardwares instalados no computador, e depois vejo se o jogo dá suporte na minha máquina, assim então eu baixo o jogo confiante realmente do que eu estou fazendo.
Qualquer dúvida deixem recado ou comentários no meu post, espero ter ajudado a todos e aberto um pouco a mente de vocês sobre esse fantástico mundo dos games!
Obs.: Para usar o DosBOX existe um tutorial no blog falando sobre o assunto, digite na busca do lado direito do site: dosbox Lembrando que existe um programa similar e muito mais fácil de usar que se chama D-Fend Reloaded (clique aqui para baixar).
Vale a pena ressaltar também que existem jogo com gráficos bem antigos, e seu computador com uma placa de vídeo mais atual não conseguirá rodá-lo com perfeição, como fazer nesse caso?
Clique com botão direito em um espaço vazio na área de trabalho, clique depois em "Propriedades".
Na guia "Configurações" mude em "Qualidade de cor" para 16 bits, assim seu vídeo conseguirá rodar jogos em 16 bits sem problemas, isso só se o jogo não conseguir abrir nas configurações atuais de seu vídeo.
Talvez alterando também a resolução de tela, você consiga abrir o jogo normalmente.
Jogos mais modernos precisam ter o DirectX instalado e funcionando no Windows, para isso baixe a versão mais recente do DirectX e instale-o em seu computador.
Basicamente o DirectX consegue dar uma melhora nos gráficos de jogos que requerem uma placa de vídeo mais atualizada, lembrando também, que ele dá uma melhorada nos gráficos de jogos antigos também, ou seja, se não tem o DrectX atualizado em seu computador, baixe-o agora.
Alguns jogos também precisam do .NET Framework, uma biblioteca de arquivos que fazem com que o jogo rode em sua máquina.
Jogos que requerem o .NET Framework da Microsoft, foram projetados usando as bibliotecas de reconhecimentos de cenários, personagens, ambientação e musicabilidade padronizadas de acordo com a Microsoft para Windows.
A maioria dos jogos que pedem o .NET Framework, foram criados somente para Windows, então aconselho também ter a versão mais recente do .NET Framework instalado em seu computador para que consiga rodar jogos que necessitam ter o .NET Framework instalado no computador.
Executando programas ou jogos antigos:
Em certas ocasiões temos a necessidade de executar programas ou jogos antigos que aparentemente não conseguem ser executados no WinXP. Saiba como reverter isso. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa ou jogo que deseja executar, clique em "Propriedades", selecione "Executar este programa em modo de compatibilidade" e selecione na lista o sistema para o qual o programa foi desenvolvido (Windows 95 / Windows 98 / Windows ME / Windows 2000).
Dicas e soluções para você tirar melhor proveito dos seus jogos com o Windows XP:
Um desempenho pobre nos jogos nunca é algo atrativo. Se você pode contar os quadros de animação em novo jogo de tiro 3D, se é regularmente interrompido quando mais dados regionais são carregados para seu simulador de vôo ou, ainda, na hora de carregar ou salvar os jogos parece demorar uma eternidade, você não está sozinho. Nós todos passamos por isso, mas o que se pode fazer? Bem, não entre em pânico. O Windows lhe dá muitas opções de melhorar sua performance e gerenciar dispositivos de hardware inoportunos. Mesmo que você tenha trabalhado com o Windows 95 e 98 por muitos anos e, recentemente, migrou para o Windows XP, esse novo sistema operacional pode lhe jogar em algumas enrascadas inusitadas, e esta matéria traz algumas dicas e soluções para que ninguém saia gritando "onde está toda essa eXPeriência que as pessoas falam" na hora de rodar seu jogo preferido.
Básico do Windows: Antes de colocar aquele jogo de volta na caixa e devolvê-lo à loja, gaste alguns minutos fazendo algumas verificações simples do Windows XP. Isso pode lhe poupar um vexame caso o vendedor resolva testar o jogo na sua frente e o dito cujo funcionar normalmente (e ainda por cima no XP). Não culpe o jogo, verifique antes o que você pode ter feito errado. Apesar de a maioria das dicas nesta matéria se referirem ao Windows XP, a maioria delas pode ser aplicada em versões anteriores, também, como o Windows 98 ou 2000.
Desabilite os aplicativos que estão rodando em "background": Cada tarefa ou aplicativo executado em seu cpmputador, consome uma certa quantidade de memória do processador. Quanto mais tarefas em execução, menos memória geral pode ser direcionada para o seu jogo, então, sua performance pode ser prejudicada. É fácil encerrar qualquer tarefa de fundo desnecessária, de forma que um cpmputador possa dedicar a quantidade máxima de memória do processamento para seu jogo. O Windows XP oferece o gerenciador de tarefas, como uma loja 24 horas, que permite verificr o que está sendo executado naquele exato momento, incluindo aqueles aplicativos que são iniciados com o Windows sem que o usuário seja consultado.
Pressione as teclas "Ctrl+Alt+Del" para abrir o "Gerenciador de tarefas" e selecione a aba "Aplicativos". Selecione e finalize qualquer outro programa além do jogo que você está tentando executar. Procure na janela de "Processos" por utilitários como mixers de áudio, firewalls, controladores de jogos ou utilitários rodando na memória. Tente finalizar as tarefas que não são do sistema (essas tarefas que estão listadas próximo ao nome de usuário) e que mostram a utilização significante da memória ou CPU. Por exemplo, se você possui um utilitário gerenciador de joystick pedindo por recursos da CPU, sendo que seu jogo não utiliza um joystick, então, finalize o gerenciador de joystick e veja se isso não faz alguma diferença.
Existem apenas duas regras: Finalize apenas uma tarefa por vez (você sempre pode finalizar e reiniciar o sistema para reiniciar todas as suas tarefas novamente), e tarefas designadas como do "sistema" ou "serviço" não devem ser finalizadas a não ser que esteja tentando isolar uma tarefa específica que possa estar afetando a estabilidade de seu sistema.
Verifique seu drive: Seu disco rígido armazena dados por grupos de setores (chamados de "clusters"), e os arquivos salvos são fragmentados para ocupar clusters disponíveis em qualquer lugar no drive físico. Às vezes, os clusters se perdem, deixando um arquivo incompleto, ou então, dois ou mais arquivos acidentalmente tentam utilizar o mesmo cluster. Em outros casos, arquivos antigos podem causar a falha de alguns clusters (evitando que eles armazenem dados). O ScanDisk verifica e recupera esses tipos comuns de problemas de drives. Nós recomendamos o uso do ScanDisk pelo menos uma vez a cada quinze dias, há quem diga que três meses é um período razoável, mas, lembre-se, estamos falando de Windows, portanto, todo o cuidado é pouco.
No Windows 98, o ScanDisk existia como um aplicativo separado no menu de programas das ferramentas do sistema, mas o Windows XP integrou uma ferramenta bem similar direto na tela de propriedades do drive. Dê um clique com o botão direito em um drive na janela "Meu computador" para abrir suas "Propriedades" e, então, selecione a aba "Ferramentas". Clique em "Verificar agora" para procurar por erros no disco. Aqui vai uma dica: se você deixar a caixa de verificação "Reparar erros de arquivos do sistema automaticamente" desmarcada enquanto efetua a verificação do drive à procura de erros, será mais rápido refazer o teste mais uma vez depois e reparar quaisquer erros.
Algumas vezes o Windows XP precisa reiniciar seu sistema para fazer a verificação, o que trará a mesma tela de verificação de disco que você freqüentemente vê quando o Windows faz uma verificação automática após uma queda do sistema.
Desfragmentação de disco: Quando o espaço de disco é limitado, um arquivo utilizará qualquer espaço livre em um drive, espalhando-se pelos clusters em diferentes partes do disco rígido. Isso pode permitir que pedaços de um arquivo possam, eventualmente, serem divididos por todo o drive (efeito chamado de "fragmentação de arquivo"). A performance do drive pode diminuir, pois, leva tempo para que o drive encontre todos os clusters separados. Você pode perceber isso na forma do tempo de carregamento mais demorado para seus jogos, ou na hora de salvá-los. Utilize o "Desfragmentador de disco" no Windows XP para deixar seu drive de modo que os arquivos não sejam divididos.
Clique em "Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Desfragmentador de disco". Utilize o botão "Analisar" para verificar o drive primeiro e medir a quantidade de fragmentação e, em seguida, selecione "Desfragmentar" se houver mais de 10% de fragmentação. Lembre-se que isso pode levar até várias horas para ser realizado, dependendo do tamanho do drive, o número de arquivos e a quantidade de fragmentação, nessas horas, 512Mb de RAM são mais do que bem-vindos.
Atualização do Windows: É uma boa idéia utilizar a Atualização do Windows periodicamente para procurar por reparos de erros no Windows XP e atualizações dos drives diretamente da Microsoft. Essa é uma maneira de conseguir os reparos de compatibilidade que a Microsoft fez para alguns aplicativos, incluindo jogos, assim como novas versões de componentes do Windows, como o DirectX ou o Windows Media Player. As atualizações de drivers são mais comuns pois você pode encontrar uma grande variedade de novos NIC, som e outros drivers do sistema todos em um mesmo lugar, um lugar que você não conseguiria em procurar por essas coisas individualmente. Conecte-se à Internet e clique em "Atualizar o Windows (Windows Update)". Um navegador abrirá e o levará para o site de atualização. Clique em Procurar por atualizações. O site irá verificar seus componentes do Windows XP e listar qualquer um disponível para atualização. Selecione a atualização que deseja. Será efetuado o download e instalação dessas atualizações.
Restauração do sistema: O Windows XP fornece um recurso de restauração do sistema que mantém controle sobre o estado de seu sistema, criando periodicamente novos "pontos de restauração" conforme programas, drivers e utilitários são adicionados ou removidos do sistema. Quando esse driver atualizado ou jogo com problema confundir seu computador, você pode utilizar a "Restauração do sistema" para reverter seu sistema ao estado funcional anterior.
Clique em "Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas de sistema > Restauração do sistema". Utilize o Assistente para a Restauração do sistema do Windows XP de uma lista de pontos de restauração disponíveis ou, manualmente, crie um novo ponto de restauração você mesmo (uma coisa muito útil a se fazer antes de instalar aquele jogo enorme).
Com a restauração do sistema, deve haver muito menos razões para reinstalar o Windows XP, a não ser que você insista em restaurar o estado de "novo" que o computador tinha logo após ser instalado. No entanto, a Restauração do sistema realmente toma algum espaço do drive para armazenar esses pontos de restauração. Se você estiver com falta de espaço no HD, então, seria melhor desabilitar esse recurso, assim, você precisará restaurar o Windows à moda antiga.
Reinstalando o Windows: Imaginemos agora que a Restauração do sistema não cumpriu seu papel (ou não estava habilitada). Reinstalar o Windows é uma forma confiável de acabar com problemas inexplicáveis e limpar a performance do sistema, e isso não é um grande problema. Efetuar uma instalação de reparo do Windows não irá mexer com suas configurações ou forçá-lo a reinstalar aplicativos, portanto, esse é um passo de cerca de uma hora para consertar esses problemas persistentes. A maneira mais direta de instalar o Windows XP é através da inicialização pelo CD-ROM, a qual necessita apenas que você entre no BIOS e defina a ordem de inicialização para seu sistema, forçando-o a verificar por um CD-ROM antes do disco rígido. Janela por janela de configurações, selecione seu drive atual, mas na tela final, pressione "R" (Reparar) em vez da tecla "Enter" para efetuar uma instalação de reparo. Se você acidentalmente pressionar Enter para uma instalação total, o Windows irá avisá-lo que você perderá suas configurações. Esse é um bom lembrete para fazê-lo retornar e certificar-se de que selecionou a Instalação de reparo. Efetuar uma instalação de reparo fará com que muitos componentes do Windows sejam reinstalados e necessitará que você reinstale qualquer driver mais atual do que aquele existente no lançamento do Windows XP. Essa é apenas uma pequena conseqüência para deixar o XP rodando novamente em perfeito estado após uma queda do sistema.
Uma instalação de reparo é tudo o que você precisa para quase qualquer situação, mas existem casos em que você pode querer efetuar um novo começo totalmente limpo e reformatar seu drive antes de reinstalar o Windows. Isso faz mais sentido se o seu drive nunca foi formatado há alguns anos e não está com um desempenho confiável. Para fazer isso, você precisará de um disco de inicialização do Windows 98/ME para iniciar pelo DOS. Após ter copiado absolutamente todos os arquivos importantes de que precisa do sistema (qualquer coisa que não tiver feito backup será perdida), reinicie com o disquete de inicialização inserido no drive e execute o "FDISK" para apagar e recriar uma nova partição de drive. Nesse ponto, você pode instalar o Windows XP como se fosse um novo sistema.
Verificando o vídeo: A maioria das configurações de vídeo relacionadas com performance podem ser ajustadas dentro do próprio jogo, mas, você pode ajudar as coisas de dentro do Windows XP com alguns novos drivers, atualizações do DirectX, e configurações de aceleração do hardware. Faça uma visita constante ao site do fabricante da sua placa de vídeo (ou da placa-mãe, no caso de possuir um vídeo on-board) para procurar por atualizações de drivers.
Drivers de vídeo: Atualizações de drivers de vídeo são comuns, e para obter a melhor e mais confiável performance de jogos, é essencial ter os drivers de vídeo mais atuais. Os novos drivers podem consertar problemas de compatibilidade com jogos, e as produtoras dos jogos testam seus produtos para que a maioria funcione com os lançamentos de drivers mais recentes. As atualizações de drivers podem, também, aumentar a performance de uma forma ainda maior, mesmo que nem todas as atualizações possuam otimizações. Mas cuidado, algumas atualizações podem deixar as coisas ligeiramente mais lentas.
Primeiro, verifique sua placa de vídeo para certificar-se da marca do fabricante e do modelo. Uma forma de encontrar essa informação é abrindo o gerenciador de dispositivos e expandir a entrada do adaptador de vídeo (você deve poder ver sua placa na lista). Dê um clique duplo no adaptador de vídeo e clique na janela Driver. Você encontrará informações sobre os drivers, incluindo a produtora, data e versão. Essa informação é bem útil quando você estiver procurando por atualizações desses drivers. Muita dessa informação também está disponível no Painel de controle, em Vídeo, que é facilmente acessado com um clique com o botão direito na área de trabalho, selecionando Propriedades. A placa de vídeo está listada nas Configurações, e lá existem mais opções e informações detalhadas disponíveis, se você clicar no botão Avançado.
Verifique o site de suporte para sua placa de vídeo e localize seu driver mais atualizado. Nós listamos os sites de drivers mais comuns acima. Selecione a versão do driver de vídeo que serve para seu sistema operacional (por exemplo, Windows XP). Efetue o download da atualização para seu drive e descompacte o formato ZIP, se necessário. A maioria dos arquivos de atualização de drivers agora possuem um assistente de instalação que faz do processo de instalar driver tão fácil quanto dar um clique duplo em um arquivo e reiniciar o PC.
Se os drivers não possuem um instalador automático e estão em um arquivo compactado com auto-extração, apenas dê um clique duplo no arquivo para extrair os drivers. Então, abra a janela Driver de sua placa de vídeo novamente e clique no botão Atualizar driver. Isso iniciará um Assistente do Windows XP que o levará através do processo todo, apenas certifique-se de especificar a localização da pasta onde os seus novos drivers forma extraídos. O Assistente pedirá para reiniciar. Não esqueça de checar sua janela Drivers para verificar se a nova data do driver ou a nova versão está na lista.
Se você achar que o novo driver causa mais problemas do que os resolve, é sempre possível utilizar o botão de Retornar driver na janela Driver para restaurar o driver anterior automaticamente. Outra alternativa é utilizar a Restauração do sistema e retornar a um ponto de restauração onde os novos drivers ainda não haviam sido instalados. Outra coisa a se lembrar é que, enquanto as placas de vídeo costumavam precisar de um driver OpenGL separado, as placas atuais colocam tudo junto em um conjunto de drivers. Você não precisará encontrar drivers separados para o OpenGL, portanto, se estiver vendo um erro de driver OpenGL, você provavelmente precisará apenas do driver mais recente feito para sua placa.
Verifique o DirectX:O DirectX é o conjunto de drivers e APIs que os jogos utilizam para acessar vídeo, som e incluir funções de dispositivos. Jogos novos geralmente necessitam da mais atual versão do DirectX, que, atualmente, está entre a 8.1 e a 9.0. Se um PC não possui a versão mínima que um jogo precisa, ele não funcionará, ou terá problemas como cores e sons. O Windows XP já sai da caixa com o DirectX 8.1, mas, podemos esperar uma nova versão do DirectX (9.0) até o final deste ano, portanto, é importante procurar atualizações do DirectX.
Para verificar a sua versão do DirectX, clique em "Iniciar > Executar" e digite sem aspas "dxdiag". A Ferramenta de diagnóstico do DirectX abrirá e você poderá encontrar sua versão atual listada na entrada Versão DirectX na parte inferior da janela Sistema. Agora, dê uma olhada no site DirectX da Microsoft (www.microsoft.com/directx) para obter a mais nova versão. Novas versões do DirectX podem também aparecer na Atualização do próprio Windows para download automático.
Aceleração de vídeo: Você pode localizar problemas com a performance de vídeo ou com a estabilidade do sistema desabilitando a configuração de aceleração de hardware do Windows XP. Normalmente, o sistema deixa o hardware gráfico fazer tudo para maximizar a performance, mas, drivers conflitantes ou problemas de compatibilidade podem acabar com a estabilidade do sistema quando a configuração de aceleração estiver acionada ao máximo. Você pode reduzir a aceleração de hardware para ajudar a restaurar a estabilidade até que possa atualizar os drivers, software ou a atualização da própria placa de vídeo em si. Mensagens indicarão o que é desabilitado conforme você vai abaixando o nível da aceleração de hardware. Dê um clique com o botão direito em qualquer parte da área de trabalho e clique em "Propriedades". Escolha a janela "Configurações" e clique no botão "Avançado", então, selecione a janela "Solução de problemas". A barra de aceleração de hardware normalmente está definida no máximo grau possível, e isso é bom se o sistema estiver funcionando devidamente. Se a barra de aceleração de hardware estiver definida em algo menor do que o máximo, você pode tentar aumentar a aceleração para aumentar a performance gráfica.
Se sua máquina estiver travando ou com constantes quedas do sistema, diminua a barra de aceleração até o mínimo. Verifique novamente o sistema cada vez que der um passo adiante na aceleração do hardware para tentar esclarecer o problema (porém, isso irá reduzir sua performance gráfica) e, então, atualize os drivers de vídeo ou hardware para resolver o problema.
Resolução e cores: Virtualmente, todos os jogos permitem que você selecione a resolução e a profundidade de cores de dentro do próprio jogo, desse modo, você não precisa lidar com suas configurações da área de trabalho. Mas alguns jogos escolhem automaticamente as configurações para a área de trabalho, e você pode achar que a alta resolução e a paleta de cores diminuirá a velocidade de quadros por segundo do jogo (frame rate). Se o seu jogo trabalha com as configurações da área de trabalho, utilize as configurações de vídeo para ajustar seu desktop antes de iniciar o jogo. Dê um clique com o botão direito em qualquer parte da área de trabalho, clique em Propriedades e, então, na janela Configurações. Ajuste a barra de controle da resolução da tela e selecione a definição de cor na lista do menu de qualidade de cor. Clique em Aplicar, aceite as mudanças e tente rodar o jogo novamente. Você pode precisar experimentar diversas combinações de resoluções e cores até encontrar aquela se adequar melhor à performance do seu jogo.
Memória e armazenamento: Jogos precisam ser carregados do disco rígido e, geralmente, contam com drives de CD para recursos multimídia como música ou cenas animadas. Se um jogo demora demais para carregar, ou os "filmes" dentro do jogo parecem quebrados, existem alguns truques de drive que podem ajudar.
Memória virtual: A memória virtual é uma maneira útil de utilizar espaço do disco rígido para emular RAM. Isso permite que você execute mais programas e lide com mais dados do que seu computador realmente possui. Se seu sistema se apóia na RAM, o Windows XP irá "reestruturar" mais espaço no drive na forma de memória virtual. Se você possui bastante memória RAM em seu computador, hoje em dia isso quer dizer mais do que 512Mb, pouco espaço no drive será necessário e você pode não precisar transferir dado nenhum com o disco rígido.
Mesmo que o Windows XP lide com a memória virtual sozinho, você pode verificar suas configurações e efetuar as mudanças. Por exemplo, você pode evitar a transferência com o disco desabilitando a memória virtual (basta ter bastante memória RAM disponível). No entanto, normalmente, é uma boa idéia deixar um pouco de memória virtual disponível para evitar que o sistema sofra uma queda, no caso de faltar RAM física. Para verificar as suas configurações de memória, clique em "Iniciar > Painel de controle > Desempenho e manutenção > Avançado". Sob "Performance", clique no botão "Configurações". A caixa de diálogos "Opções" se abrirá. Verifique as configurações de memória virtual na parte inferior da janela.
Se você deseja alterar a configuração de memória virtual, clique no botão "Alterar". A caixa de diálogo de memória virtual oferece um relatório completo do espaço de disco, além do arquivo de troca. Para alterar a quantidade de espaço separado para a memória virtual, clique em "Personalizar tamanho" e entre com os tamanhos mínimo e máximo (em megabytes). Se você preferir deixar o Windows XP lidar com tudo automaticamente, clique em "Tamanho especificado pelo sistema". Se você possui uma grande quantidade de RAM e realmente não deseja utilizar nenhuma memória virtual (nós não recomendamos isso), então, clique em "Sem arquivo de página". Clique no botão "Definir" quando tiver efetuado suas mudanças.
Esvazie a lixeira: Sejam eles filmes ou música que você efetuou o download pela Internet, ou jogos instalados através de múltiplos CDs, os enormes discos rígidos de hoje em dia estão sendo preenchidos mais rapidamente do que nunca. Seria uma boa idéia ocasionalmente livrar-se dos arquivos em sua lixeira, pasta de temporários, memória cache de Internet e outras localidades de seu drive.
Clique em "Iniciar > Painel de controle > Desempenho e manutenção > Liberar espaço em seu disco rígido". A caixa de diálogo de "Limpeza de disco" lista as áreas mais comuns onde arquivos desnecessários se acumulam (por exemplo, arquivos temporários de Internet), além da quantidade de espaço que esses arquivos estão ocupando. Verifique a caixa para cada grupo de arquivos que você gostaria de remover e então clique em "Ok" para limpar o espaço.
Se você precisa liberar ainda mais espaço, clique na janela "Mais opções". Isso permite remover componentes desnecessários do Windows, programas instalados e antigos pontos de restauração que não são mais úteis. Você pode freqüentemente recuperar cerca de 100Mb ou mais limpando o disco rígido.
Controlando os dispositivos: O Windows XP faz um bom trabalho de reconhecimento, instalação e gerenciamento dos dispositivos de hardware dos jogos automaticamente, mas, certamente, não é um sistema à prova de falhas. Essas dicas o ajudarão a adicionar novos dispositivos e ter a certeza de que está se comportando devidamente.
Acione o gerenciamento: Se você tem vontade em abrir o gabinete da sua máquina e dar uma olhada no que está dentro de seu computador, mas não quer sujar as mãos, um bom lugar para começar é o gerenciador de dispositivos. Clique em "Iniciar > Painel de controle > Sistema. Selecione a janela "Hardware" e clique no botão "Gerenciador de dispositivos". Surgirá uma lista de dispositivos. Abrindo um tipo de dispositivo, você verá os dispositivos específicos com o qual o Windows XP está trabalhando.
O Gerenciador de dispositivos é uma ferramenta útil para solucionar problemas, pois, isso irá dizer se a nova placa de vídeo, placa de som ou dispositivo de jogo foram instalados devidamente. Se o dispositivo não aparecer, ou estiver marcado com um ponto de exclamação (amarelo), você pode tomar alguns passos para aliviar as coisas.
Adicionar o Assistente de hardware: Suponhamos que você instale um novo dispositivo e que nada aconteca. O Windows XP tenta reconhecer novos dispositivos e instalar um driver da sua própria biblioteca em arquivo (ou pedir por um driver do CD do dispositivo). O Windows XP pode não reconhecer os mais novos dispositivos ou reconhecê-los como um outro diferente. Quando isso ocorrer, você pode utilizar o Assistente para Adicionar hardware e ajudar o Windows XP no processo. Clique em "Iniciar > Painel de controle > Sistema". Selecione a janela "Hardware" e clique no botão do "Assistente para adicionar hardware". O Assistente inicia o guia passo a passo através do processo de identificar e fazer o modelo de seu dispositivo com problema ser reconhecido e, então, deixa você escolher o driver (normalmente através de um CD de instalação do produto).
Antes de utilizar o Assistente, verifique as instruções de instalação da produtora e siga suas recomendações. Alguns dispositivos podem precisar que você instale algum software antes de instalar o dispositivo físico em si. Muitos outros dispositivos incluem um utilitário de configuração automática que instalará os drivers do dispositivo por você, sem utilizar o Assistente.
Verificação de dispositivo: Digamos que você não possa utilizar um novo dispositivo (ou outro problema no sistema pode ter ocorrido). Utilize o gerenciador de dispositivos em todos os dispositivos do sistema. Dispositivos marcados com um ponto de exclamação (amarelo) podem estar em conflito com outro dispositivo no sistema. Dispositivos marcados com um X (vermelho) estão desabilitados. Se você der um clique duplo no dispositivo com problema, sua caixa de diálogo de Propriedades informará o problema (se houver) na área da condição do dispositivo.
O Windows XP oferece uma solução para cada tipo de dispositivo de hardware no sistema. Quando um problema de dispositivo ocorrer, clique no botão Soluções e siga os passos através dos sintomas e das soluções para localizar o procedimento para habilitar dispositivos desativados ou resolver conflitos básicos. Tenha em mente que você pode ter que tentar diversas soluções antes de conseguir resolver o problema completamente.
Cansado de entrar em sites para baixar e os links para download encontram-se bloqueados ou pedem cadastro de celular?
Existe uma maneira super fácil de burlar esses sites com links protegidos.
Só entrar no site InvertCoder e ver como prodecer.
É fácil!
Maioria dos sites com proteção são burláveis, o que facilita o uso do sistema InvertCoder para descriptografar os links protegidos e fazer o download dos arquivos.
Espero que tenham gostado dessa mega dica ;) _________________________________________
VIVA OS GAMEMANÍACOS!
Bons jogos a todos, e voltem sempre ao blog!
§ÜP®ËM3 (Daniel/Nerd) Postador do blog Games Antigos desde Janeiro de 2012. Sou técnico em informática e técnico eletricista desde 2000.
No comments:
Post a Comment