Deus Ex é um jogo de computador de RPG de ação com tema cyberpunk desenvolvido por Ion Storm Inc. e distribuido por Eidos Interactive em 2000, que combina elementos de jogabilidade de tiro em primeira pessoa com elementos de RPG. O jogo recebeu ampla aceitação dos críticos e da indústria de video games, sendo, inclusive, considerado o "Melhor jogo de computador de todos os tempos" na lista de Top100 jogos de computador da PC Gamer e em uma pesquisa feita pela revista de jogos inglesa PC Zone. O jogo foi um candidato e vencedor frequente de prêmios para o Jogo do Ano, recebendo elogios pelo seu design pioneiro nas escolhas dos jogadores e nos múltiplos caminhos da narrativa. O jogo vendeu mais de um milhão de cópias até 23 de abril de 2009.
Ambientado em um mundo distópico durante o ano de 2052, a história central acompanha o agente novato da Coligação Anti-Terrorista das Nações Unidas JC Denton conforme ele sai para combater forças terroristas, que tem se tornado cada vez mais prevalentes em um mundo que caminha cada vez mais para o caos. No decorrer de sua jornada, Denton se envolveu em uma profunda e antiga conspiração, encontrando organizações como Majestic 12, Illuminati, e a Tríade de Hong Kong.
Lançado inicialmente para PCs rodando o Windows, Deus Ex foi posteriormente convertido para sistemas Macintosh, assim como para o console PlayStation 2 sob o nome Deus Ex: The Conspiracy. Loki Games trabalhou em uma versão para Linux, mas a empresa faliu antes de fazer o lançamento. Uma sequência do jogo Deus Ex, chamada Deus Ex: Invisible War, foi lançada em 2 de dezembro de 2003, para Windows e Xbox. Em 26 de novembro de 2007, foi confirmado que a Eidos Montreal estava desenvolvendo uma prequela, Deus Ex: Human Revolution, que foi lançada em agosto de 2011.
Enredo:
Deus Ex se passa em um futuro distópico em um mundo que se baseia fortemente nas teorias de conspiração do tempo atual. Essa ambientação sombria é ampliada pelo fato do jogo acontecer a noite, o que aumenta a atmosfera de conspiração e stealth. O jogo se contradiz em vários momentos em relação ao exato ano em que os eventos da história ocorrem, mas informações da sequência Deus Ex: Invisible War reconcilia essa inconsistência via continuidade retroativa, colocando os eventos de Deus Ex no ano de 2052. A maior parte do jogo acontece em lugares que são versões ficcionalizadas de locais do mundo real, incluindo Nova Iorque, Hong Kong, Paris, Vandenberg Air Force Base, e Area 51.
O enredo de Deus Ex descreve uma sociedade que se dirige lentamente ao caos. Uma pandemia letal conhecida como "Morte Cinza" dizima a população do mundo, especialmente dentro dos Estados Unidos, e não possui cura. Uma vacina sintética, "Ambrosia", manufaturada pela companhia VersaLife, anula os efeitos do vírus, mas possui apenas poucas unidades. Ambrosia está disponível apenas para aqueles considerados "vitais para a ordem social", sendo usada principalmente para os oficiais do governo, pessoal militar, ricos e influentes, cientistas, e a elite intelectual. Sem esperança para as pessoas comuns do mundo, perturbações ocorrem ao redor do mundo, e algumas organizações terroristas foram formadas com a intenção proclamada de ajudar a queda do mundo, entre elas National Secessionist Force dos Estados Unidos e um grupo francês conhecido como Silhouette.
Para combater essas ameaças a ordem mundial, as Nações Unidas expandiram sua influenca governamental pelo mundo. A Coalizão Anti-Terrorista das Nações Unidas (no original em inglês, United Nations Anti-Terrorist Coalition, UNATCO) foi formada, com a intenção de manter a paz internacionalmente e combater o crescente número de grupos terroristas. Seu quartel general se localiza próximo da cidade de Nova Iorque em um bunker abaixo da Ilha da Liberdade, posta ali após o ataque terrorista contra a Estátua da Liberdade.
O jogador assume a identidade de JC Denton, um agente da UNATCO com poderes aumentados pela nanotecnologia. Após completar seu treinamento, JC recebe várias missões dadas pelo diretor Joseph Manderley para encontrar os membros da National Secessionist Forces (NSF) e a carga roubada da vacina "Ambrosia", a cura para o vírus Gray Death Através dessas missões, JC se encontra com seu irmão, Paul, também nano-aumentado. JC segue o rastro da carga de Ambrosia até um terminal privado no Aeroporto de LaGuardia. Paul encontra JC do lado de fora do avião, e explica que ele saiu da UNATCO e está agora trabalhando com a NSF após descobrir que Gray Death é um vírus criado pelo homem, com a UNATCO usando seu poder para garantir que apenas a elite receba a vacina.
Jogabilidade:
Deus Ex incorpora elementos de quatro gêneros de jogos: RPG, tiro em primeira pessoa, aventura, e "simulação imersiva", o último sendo um jogo que "nada te lembra que você está apenas jogando um jogo". Por exemplo, o jogo usa uma câmera em primeira pessoa (first-person) durante a sua ação e inclui a exploração de cenários e interação de personagens como principais características.
O jogador assume o papel de JC Denton, um agente da Coalizão Anti-Terrorista das Nações Unidas (UNATCO) que recebeu habilidades através de nanotecnologia. Essa nanotecnologia é um mecanismo central de jogabilidade, e permite ao jogador realizar feitos superhumanos.
Elementos de RPG:
Conforme o jogador cumpre objetivos, o personagem recebe pontos de habilidade. Esses pontos são usados para melhorar as habilidades do personagem em onze diferentes áreas, e foram desenhados para permitir aos jogadores um modo de customizar seus personagens. Um jogador pode criar um personagem focado em combate ao aumentar a proficiência com pistolas ou rifles, e um personagem furtivo pode ser criado focando lock picking e habilidades de hackear computadores. Há quatro níveis diferentes de proficiência em cada habilidade, com o custo de cada nível aumentando em relação ao anterior.
As armas podem ser customizadas através de "modificações de armas", que podem ser encontradas ou compradas pelo jogo. O jogador pode adicionar lente de zoom, silenciadores, ou visão a laser, aumentar o alcance ou precisão da arma, o tamanho do cartucho de munição, ou reduzir o recoil e tempo de recarga. Nem todas as modificações estão disponíveis para todas as armas. Por exemplo, um lançador de míssil não pode ser silenciado, e um lança-chamas não pode ter seu recoil reduzido.
Jogadores são também incentivados a customizar seu personagem através de dispositivos de nanotecnologia que conferem ao personagem poderes superhumanos. Embora o jogo tenha dezoito tipos de poderes, o jogador só pode instalar no máximo nove pois cada um deve ser usado em uma parte do corpo: um nos braços, pernas, olho e cabeça, dois sob a pele, e três no torso. Isso força o jogaodr a escolher entre os benefícios oferecidos por cada dispositivo. Por exemplo, para os dispositivos do braço o jogador deve escolher entre melhorar as habilidades de combate corpo-a-corpo ou aumentar a habilidade de erguer objetos pesados.
A interação com NPCs receberam um grande foco no design do jogo. Quando um jogador interage com um NPC, o jogo entra em um modo de conversa similar a uma cena cinematográfica em que o jogador avança a conversa ao escolher as opções na lista de diálogo. As escolhas do jogador normalmente tem um impacto substancial na jogabilidade e na história pois os NPCs reagirão diferente dependendo das opções selecionadas (por exemplo, ser rude reduz a vontade deles de providenciar ajuda).
Elementos de combate:
Deus Ex possui características de combate similar a jogos de tiro em primeira pessoa, com ação em tempo real, perspectiva em primeira pessoa, e jogabilidade baseada em reflexos. Como o jogador irá frequentemente encontrar inimigos em grupo, o combate tende a ter um aspecto tático, incluindo o uso de cobertura, strafing, e táticas de atirar e fugir. Um crítico do USA Today comentou sobre importância de usar habilidades de stealth no jogo. Entretanto, através do sistema de RPG do jogo (seção acima), é possível desenvolver as habilidades e poderes do personagem para criar um especialista em combate com a habilidade de causar e absorver grande quantidade de dano. NPCs irão elogiar ou criticar o personagem principal dependendo do uso da força, incorporando um elemento de moral na jogabilidade.
Deus Ex apresenta um display de cabeça com uma cruz, cujo tamanho mostra onde os tiros vão atingir com base no movimento, mira, e na arma. A cruz aumenta enquanto o jogador está se movendo ou mudando sua mira, e aos poucos volta ao tamanho normal enquanto não é feita nenhuma ação. A velocidade com que a cruz diminui de tamanho depende da proficiência do personagem com a arma equipada, as modificações de precisão feitas na arma, e o nível de "precisão" dos dispositivos de nanotecnologia.
Deus Ex possui 24 armas, variando de pé de cabra, arma de choque, e bastão, até foguete anti-tanque guiados por laser e rifle de assalto. incluindo armas letais e não letais. O jogador pode também usar várias armas de oportunidade, como extintor de incêndio.
Escolha do jogador:
A jogabilidade em Deus Ex dá ênfase na escolha do jogador, na qual um crítico da GameSpot explica "Deus Ex é bem longo para um jogo cheio de ação em primeira pessoa", e diz "mas mesmo assim, a maioria das situações possuem duas ou três possibilidades de solução. Os objetivos podem ser completados em vários modos, incluindo stealth, sniping, assalto frontal pesado, diálogo, ou engenharia e hackear computadores. Esse nível de liberdade requer que os níveis, personagens e quebra-cabeças sejam desenhados com uma significante redundância, pois com um único play-through do jogo irá perder grandes seções de diálogo, áreas, e outros conteúdos. Em algumas missões o jogador é encorajado a evitar o uso da força, e em outros aspectos da história podem mudar dependendo de quão violento ou não-violento o jogador escolhe ser. O jogo é também diferente no sentido de que dois dos seus principais vilões podem ser matados na parte inicial do jogo, ou deixados vivos para serem derrotados posteriormente, e isso também afeta como outros personagens interagem com o jogador.
Por causa do focus nas escolhas do jogador durante o design, Deus Ex tem sido comparado com System Shock, um jogo que inspirou seu design. Juntos, esses fatores dão ao jogo um grande nível de replayability, já que o jogador terá experiências bem diferentes, dependnedo do método que usa para cumprir os objetivos.
Multiplayer:
Deus Ex foi desenhado como um jogo para um jogador, e o lançamento inicial para as versões Windows e Macintosh não incluíam funcionalidades para múltiplos jogadores. O suporte para os modos multiplayer foi posteriormente incorporado através de um patch. O componente inclui três modos de jogo: deathmatch, deathmatch básica de times, e deathmatch avançada de times. Apenas cinco mapas, baseados em níveis de modo de um jogador do jogo, foram incluídos no patch multiplayer original, tendo posteriormente muitos mapas criados por usuários. A versão para PlayStation 2 não oferece modo multiplayer.
Imagens:GameSpot
Servidor:Via Torrent
Tamanho:691MB
No comments:
Post a Comment